Biomedicina / Ciência / Indicações / Neurociência / Ouvintes

#17 Psicobiologia, Biodireito e Indicação de Livros, Filmes e Séries

#17 Psicobiologia, Biodireito e Indicação de Livros, Filmes e Séries

E aí, pessoal!

Está no ar mais uma leitura de mensagens, comentários e e-mails do Biomedcast. E dessa vez, a pedido de muitos, convidamos uma lady (o XX que faltava para o Biomedcast) muito influente na Biomedicina: Thássia Teodoro, do Biomedicina em Ação.

Conversamos bastante sobre psicobiologia, multidisciplinaridade, biodireito e ainda fizemos algumas indicações de livros, filmes e séries indispensáveis não apenas para a formação do biomédico, mas para qualquer profissional da área da saúde.

Esperamos que gostem.

Saudações Biomédicas!

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

COMENTADOS NESSE CAST:

Biomedicina em Ação

Blog Suzana Herculano

Vida de Biomédico

YouTube do Luiz

Vídeo sobre Livros do Luiz

– Ouvintes:

João Otávio Pereira Capeloto

Jheovana Karla

Celaini Matias

Letícia Corrêa Nakatsukasa

Márcia

Lucas Mendes

Luan Corrêa

Carol Soares

Carolina Nobre

Luiz Paulo Souza

Roberta Lins

Thiago Rocha

Jessika Oliveira

Fernando Fols Silva

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

INDICAÇÕES BIOMEDCAST:

Brunno

Helix – Série, 2014

GATTACA | Experiência Genética – Filme, 1997

Luiz

O Gene Egoísta (Richard Dawkins, 1976)

Sapiens | Uma Breve História da Humanidade (Yuval Noah Harari, 2015)

Octávio

And The Band Played On | E a Vida Continua – Filme, 1993

Grey’s Anatomy – Série, 2005

Thássia

Toxina (Robin Cook, 1998)

Contágio – Filme, 2011

Os Meninos do Brasil – Filme, 1978

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

CANAIS BIOMEDCAST:

Facebook
– Instagram
Twitter
– WhatsApp – (62) 9839-4358
– iTunes
– TuneIn
YouTuner
– TeiaCast

8 comments

Leave your comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

  • Paulo Victor Malavasi

    Responder

    Boa Noite galera!
    Gostaria de agradecer a vocês por nos proporcionar tamanha informação de uma forma descontraída, que possibilita vestibulandos como eu entender um pouco mais sobre o mundo da biomedicina.
    Mas eu gostaria de saber qual é a relação do biomédico com o pessoal da enfermagem e se tem alguma relação no trabalho. Esse ano um dos vestibulares que vou prestar é para enfermagem, e gostaria de saber como os biomédicos vêem o enfermeiro, já que na maioria das coisas que eu vejo e pesquiso é mais voltado para médicos.
    Vocês são tops demais! abraço a todos!

    • Boa noite, meu caro!

      Muito obrigado pelo seu comentário.

      Cara, eu e o Rogério trabalhamos diretamente com enfermeiros durante os 2 anos da residência que fizemos e o que eu pude absorver, fora desse contexto de especialização, é que temos uma boa relação com os enfermeiros. No entanto, a relação dos dois profissionais é restrita majoritariamente ao ambiente hospitalar e alguns outros locais como clínicas e centros de pesquisa.

      Eu, enquanto biomédico, enxergo o enfermeiro como um profissional com múltiplas habilidades, podendo atuar em qualquer campo na área da saúde. Aos poucos também vejo esse profissional tendo seu esforço reconhecido, demonstrando muita competência em suas funções em uma equipe multidisciplinar e provando que é essencial para o desenvolvimento de um sistema de saúde de qualidade.

      Um problema que ainda existe é justamente isso que você colocou no final do seu comentário, o fato de só encontrar coisas voltadas para o profissional médico. Infelizmente, temos um sistema médico-centrista, onde este profissional é tido como o principal membro da equipe. Felizmente, isso tem mudado. Notei essa mudança mesmo durante o curto período da residência, onde tive a oportunidade de participar de uma equipe multidisciplinar no atendimento em uma UTI. Nessa ocasião, tínhamos vários profissionais (psicólogo, enfermeiro, biomédico, fonoaudiólogo, médico, fisioterapeuta e nutricionista) atuando em conjunto e cada um com suas habilidades e funções podia contribuir para a conclusão do nosso objetivo principal que era ajudar o paciente.

      Novamente, obrigado pelo comentário.

      Grande abraço!

  • Diego Deodato Rodrigues

    Responder

    Pelo amor de deus, façam da Thássia membro definitivo do Biomedcast. Estou cansado de ouvir só XY falando. kkkk Adorei o conteúdo e as indicações.

    Abraços

    • Brunno Câmara Lopes Costa

      Responder

      Hehehe Sugestão anotada. Obrigado por ouvir!

  • Aline Abreu Carius

    Responder

    Falaa galera do biomedcast!!!! Nossa!! Finalmente depois de quase um mês consegui ouvir o episódio 17, e enfim poder falar da minha imensa felicidade pelos episódios 15 e 16!!
    Quando postaram falando sobre as ligas acadêmicas e sobre a ciência no Brasil, eu estava justamente começando minha iniciação científica! E divindo o tempo entre os plantões (sou instrumentadora cirúrgica no Instituto Estadual do Cérebro), a iniciação científica e a faculdade, acabei ficando sem tempo de comentar! Mas aqui estou eu, e quero dizer a vocês o tamanho da importância de falarem sobre a ciência, já que no Brasil as coisas sao tão difíceis e talvez desanime algumas pessoas que querem seguir a carreira acadêmica! Enfim, a vontade de proporcionar mudanças, move minha vida! Sou IC de um laboratório na UFRJ, e estou no segundo período de Biomedicina na IBMR, que é particular… Logo, tudo é possível! Hahaha
    Não deixem de incentivar a Ciência! Vocês são formadores de opinião no mundo acadêmico da biomedicina! Grande beijo galera!!

    • Brunno Câmara Lopes Costa

      Responder

      Que legal Aline. Ficamos felizes que tenha gostado. Nosso objetivo é divulgar a ciência ainda mais. Boa sorte na sua jornada. Obrigado pelo comentário.

  • Larissa Tavares

    Responder

    Depois da palestra de ontem na Ulbra Canoas em RS onde o Brunno falou sobre o Biomedcast eu já vim correndo assistir 🙂 arrasou!