#56 Anvisa libera registro de autoteste de HIV

O primeiro autoteste para triagem do HIV foi registrado pela Anvisa nesta segunda-feira (15/5). O produto é destinado ao público em geral e poderá ser vendido em farmácias e drogarias. O nome do produto no Brasil será Action, da empresa Orangelife Comércio e Indústria.

De acordo com a documentação do processo de registro do produto, o teste funciona com a coleta de gotas de sangue, semelhante aos testes já existentes para medição de glicose por diabéticos.

E o que tudo isso significa? MUITAS POLÊMICAS! Escute o cast para participar desse debate com a gente e deixe a sua opinião nos comentários!

Saudações Biomédicas!
Continue…

#55 Criaram um Útero Artificial: E agora?

Se você veio até este episódio achando que os cientistas foram longe demais e agora estão querendo brincar de Deus, desenvolvendo um dispositivo capaz de gerar uma vida… Ouça e entenda do que realmente se trata esse estudo fabuloso, que trará um novo paradigma para o tratamento neonatal daqui há alguns anos!

Saudações Biomédicas!

Continue…

#54 Bromatologia, Genética e Feedbacks do Biomedcast

Perfusão, Genética e Bromatologia em um mesmo lugar? Só pode ser mais uma leitura de e-mails e comentários de vocês, nossos queridos ouvintes.

No Biomedcast #54, tiramos o atraso de 5 meses sem compartilhar as mensagens que nos enviaram e o resultado foi um episódio de 1 hora de uma variedade enorme assuntos, porém todos muito pertinentes e temos certeza que irão gostar.

Contamos com mais opiniões para podermos fazer uma leitura num período mais curto e esperamos que gostem do resultado.

Saudações Biomédicas!

Continue…

#53 O Perigo das Fake News

Câncer infectocontagioso, pandemia de vaca louca, roubo de crianças para tráfico de órgãos… Já ouviu falar de algum caso desses?

Hoje, no Biomedcast, trouxemos um assunto muito sério que esbarramos quase que diariamente nas redes sociais por aí afora. As “fake news” (notícias falsas) já são uma realidade inconveniente. Exemplos como os citados acima são apenas uma fração do que é massivamente divulgado hoje em dia, por pura desinformação e ignorância.

O Biomedcast, como veículo de mídia que zela pela divulgação científica de qualidade, espera sensibilizar você, ouvinte, para que se junte a nós nesta luta contra esses boatos que não tem nenhum propósito, que não a falsa divulgação de informações que amedronta muita gente desnecessariamente.

E aí, já ouviu alguma dessas?

Saudações Biomédicas!

Continue…

#52 Divulgador Científico: Presente e Futuro

Olá, queridos ouvintes! Está no ar mais um Biomedcast para a alegria de todos. Hoje, resolvemos lançar um novo formato para alguns casts, chamado de “Biomedcast Sem Pauta” — nome bem original, nós sabemos. A ideia é que o tema do episódio só seja revelado na hora, por um de nós. Sem pauta, sem tempo prévio para pensar… apenas discutir.

Prometemos o “papo de boteco” mais científico de todos e, é claro, você está convidado para sentar na nossa mesa e discutir sobre o papel do Divulgador Científico. No episódio falamos sobre o perfil desse “profissional”, os desafios e perspectivas.

Esperamos que todos gostem e aproveitem os comentários para discutir.

Saudações Biomédicas!

Continue…

#51 Peste Negra

Hoje trouxemos mais um capítulo sombrio… Contamos um pouco sobre a história, patogenia e epidemiologia da Paste Negra.

Este é o nome pelo qual ficou conhecida a doença infecciosa que mais matou na história, eliminando ⅔ da população europeia e quase metade da população mundial da época.

Esperamos que gostem do conteúdo e que sirva como um alerta para os ouvintes fãs de microbiologia, para que não descartem a possibilidade de identificação de Yersinia pestis em suas rotinas.

Saudações Biomédicas!

Continue…