#63 Prêmio Nobel 2017 de Fisiologia ou Medicina: Os Mecanismos Moleculares que Controlam o Ritmo Circadiano

Para leigos, o Prêmio Nobel 2017 de Fisiologia ou Medicina pode parecer “pouca coisa”.  No entanto, descobrir os detalhes do ciclo circadiano é algo realmente promissor para muitos estudos biomédicos e para o futuro da Medicina do Sono.

A escolha do vencedor do mais importante prêmio da área é realizada por um grupo de 50 pesquisadores ligados ao Instituto Karolinska, na Suécia, escolhido por Alfred Nobel em seu testamento para eleger aquele que tenha feito notáveis contribuições ao futuro da humanidade para receber a láurea.

Conheça mais detalhes sobre a pesquisa dos três cientistas vencedores do Nobel de Fisiologia ou Medicina 2017 neste episódio #63 do Biomedcast.

Saudações Biomédicas!
Continue…

#62 Desastres Radioativos

Já ouviu falar em Chernobyl, Hiroshima, Nagasaki ou Goiânia? Essas 4 cidades passaram pela traumática experiência de viver um desastre radioativo. Cada uma com sua individualidade, porém todas com as grandes preocupações que estas situações exigem.

No Biomedcast #62, você vai poder entender um pouco mais sobre cada um desses desastres e o impacto que todos causaram na vida dos afetados, além de relatos e áudios originais da época dos acontecimentos.

Esperamos que gostem e compartilhem suas percepções.

Saudações Biomédicas!

Obs: Episódio não recomendado para pessoas sensíveis.

Continue…

#61 Um Avatar Contra o Câncer

Um grande problema quando falamos em tratamento anticâncer é a falta de metodologias que permitam identificar como um tipo de câncer irá responder a terapia escolhida. Para resolver esse problema, pesquisadores criaram um Peixe-Zebra (Danio rerio) Avatar — e ele não é azul, muito menos amigo do James Cameron.

Discutimos o artigo que mostra todos os resultados desse estudo. É, sem dúvidas, extremamente promissor! Escute o cast para saber como esse “Avatar” foi criado e o porquê ele pode revolucionar os tratamentos anticâncer.

Saudações Biomédicas!

Continue…

#60 O Laboratório Clínico do Futuro

Uma coisa é certa: não podemos conter o avanço tecnológico. Atualmente, o Laboratório Clínico possui diversos equipamentos que substituem o serviço de vários seres humanos, reduzindo cada vez mais o número de pessoas dentro de um laboratório.

Pensando que agora, em 2017, o cenário está desse jeito… imaginem no futuro. No episódio de hoje nós iremos além, discutiremos sobre um cenário totalmente futurista que terá como pontos principais o Laboratório Clínico e o Biomédico. Será que a nossa profissão (Patologista Clínico) precisará ser totalmente remodelada? Qual será o papel da Inteligência Artificial? Quem garantirá a qualidade?

Sem dar spoiler, mas já dando: adapte‑se… ou “morra”.

Saudações Biomédicas!

Continue…

#59 Habilitações Biomédicas: Biofísica

BIOmédico, BIOfísica. Além desta clara relação, essas duas palavras tem muita coisa em comum e temos certeza que este episódio pode ajudar você a tirar suas dúvidas sobre mais esta área de atuação na Biomedicina.

Seguindo com a nossa série, Habilitações Biomédicas, hoje trouxemos a pouco divulgada, Biofísica. Nosso querido Professor Rogério nos abrilhantou com uma pauta bem escrita e didática sobre o assunto que já leciona há alguns anos e acabou com muitas dúvidas sobre o que o profissional Biomédico pode fazer como Biofísico!

Vale a pena parar um pouquinho para ouvir o que esta habilitação tem a oferecer para todos nós, profissionais e pacientes que precisam de um auxílio da física para entender melhor o corpo humano.

Continue…

#58 Laboratório Portátil: Será Mesmo?

E se o seu médico pudesse fazer seus exames durante a consulta?

Pois é, isso seria revolucionário! Mas quais as implicações disso? Como funcionaria o processo? E os controles de qualidade? E as exceções, será que serão detectadas?

São muitas perguntas que precisam ser respondidas, mas caso já haja resposta, estaremos totalmente abertos para discussão e divulgação dessa ferramenta que aparenta ser uma revolução para as análises clínicas.

Vamos ouvir e discutir?

Saudações Biomédicas!

Continue…