#66 Artigos Open Access: Problema ou Solução?

Se você acha um absurdo ter que pagar algumas dezenas de dólares pelo acesso a um artigo, deve ouvir este episódio do Biomedcast.

Tratamos do polêmico tema dos artigos Open Access, explicando alguns trâmites de publicação que são utilizados hoje em dia, como as revistas predatórias andam amedrontando os cientistas mundo a fora e outros conceitos que com certeza começarão a fazer parte do vocabulário acadêmico daqui pra frente.

Enfim, um assunto que vai dar bastante pano para manga e discussão entre vocês, nossos queridos ouvintes! Contamos com a participação todos nos comentários!

Saudações Biomédicas!

Continue…

#65 Movimento Antivacina

O Movimento Antivacina é um grande problema de saúde pública mundial. Além do aumento de casos de doenças consideradas erradicadas ou sob muito controle, os riscos de não se vacinar atingem tanto o indivíduo como a sociedade no todo.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre duas e três milhões de mortes por ano são evitadas por conta da vacinação das pessoas, especialmente às ligadas à difteria, tétano, sarampo e rubéola. Por exemplo, no caso do sarampo, a OMS estima que as mortes caíram 74% entre 2000 e 2010 graças à intensificação das campanhas de vacinação pelo mundo.

Conheça mais sobre esse movimento no episódio #65 do Biomedcast.

Saudações Biomédicas!

Continue…

#64 Especial Dia do Biomédico 2017

Primeiramente: FELIZ DIA DO BIOMÉDICO! Nos reunimos para gravar um episódio muito especial para todos os nossos ouvintes que fazem parte do mundo da Biomedicina.

Falamos sobre como estão nossas vidas como Biomédicos (e o Luiz como um quase-biomédico), atualizações sobre a profissão e reflexões sobre o futuro.

Saudações Biomédicas!

Continue…

#63 Prêmio Nobel 2017 de Fisiologia ou Medicina: Os Mecanismos Moleculares que Controlam o Ritmo Circadiano

Para leigos, o Prêmio Nobel 2017 de Fisiologia ou Medicina pode parecer “pouca coisa”.  No entanto, descobrir os detalhes do ciclo circadiano é algo realmente promissor para muitos estudos biomédicos e para o futuro da Medicina do Sono.

A escolha do vencedor do mais importante prêmio da área é realizada por um grupo de 50 pesquisadores ligados ao Instituto Karolinska, na Suécia, escolhido por Alfred Nobel em seu testamento para eleger aquele que tenha feito notáveis contribuições ao futuro da humanidade para receber a láurea.

Conheça mais detalhes sobre a pesquisa dos três cientistas vencedores do Nobel de Fisiologia ou Medicina 2017 neste episódio #63 do Biomedcast.

Saudações Biomédicas!
Continue…

#62 Desastres Radioativos

Já ouviu falar em Chernobyl, Hiroshima, Nagasaki ou Goiânia? Essas 4 cidades passaram pela traumática experiência de viver um desastre radioativo. Cada uma com sua individualidade, porém todas com as grandes preocupações que estas situações exigem.

No Biomedcast #62, você vai poder entender um pouco mais sobre cada um desses desastres e o impacto que todos causaram na vida dos afetados, além de relatos e áudios originais da época dos acontecimentos.

Esperamos que gostem e compartilhem suas percepções.

Saudações Biomédicas!

Obs: Episódio não recomendado para pessoas sensíveis.

Continue…

#61 Um Avatar Contra o Câncer

Um grande problema quando falamos em tratamento anticâncer é a falta de metodologias que permitam identificar como um tipo de câncer irá responder a terapia escolhida. Para resolver esse problema, pesquisadores criaram um Peixe-Zebra (Danio rerio) Avatar — e ele não é azul, muito menos amigo do James Cameron.

Discutimos o artigo que mostra todos os resultados desse estudo. É, sem dúvidas, extremamente promissor! Escute o cast para saber como esse “Avatar” foi criado e o porquê ele pode revolucionar os tratamentos anticâncer.

Saudações Biomédicas!

Continue…